Como é feito um disco de vinil?

Você sabe como é feito um disco de vinil? Talvez se surpreenda, lendo o post abaixo, com a maneira artesanal de se fabricar os “bolachões”.

O processo de fabricação de discos tem origem no fonógrafo de Thomas Alva Edison. Primeiro é realizada uma gravação master (mestre), em geral em um estúdio no qual engenheiros podem aperfeiçoar o som gravado.

Depois, um objeto conhecido como molde é colocado em uma máquina de produção de discos e enquanto ele gira, sinais elétricos da gravação master são transmitidos a uma cabeça de corte na ponta da qual está instalada uma agulha. A agulha escava um sulco no molde, que se estende em espiral rumo ao centro do disco circular. O molde gravado é em seguida enviado à fábrica.

Lá, o molde é revestido com um metal como prata ou níquel, a fim de produzir um master metálico. Quando o master metálico é separado do molde, o disco resultante tem cristas em lugar de sulcos. O master metálico é usado em seguida para criar um disco metálico, ou disco-mãe, que por sua vez é utilizado para formar o carimbo. Os carimbos são simplesmente versões em negativo do disco original, e serão usados para produzir os discos de vinil.

A seguir, os carimbos são colocados em uma prensa hidráulica, e vinil é introduzido entre eles. O vapor da prensa amolece o plástico e os carimbos registram nele uma impressão do disco master. Depois, o disco é submetido a um banho de água fria para recuperar a rigidez.

Num post futuro falaremos da Polysom, a única fábrica de discos de vinil da América Latina que reabriu em solo brasileiro, mais especificamente em Belford Roxo (RJ). Enquanto isso, assista essa matéria que o apresentador Otávio Mesquita gravou na Polysom, mostrando as máquinas utilizadas na confecção dos LPs.

Fonte: Howstuffworks

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Como é feito um disco de vinil?

  1. Filêmon de Castro Santos

    Achei muito interessante esse processo de criação dos discos de vinil. Não imaginava que fosse de tal maneira tão artesanal como é. Acredito que seria interessante achar algum material mais detalhado e com boa qualidade de áudio e vídeo para apresentar para os presentes no Dia do Vinil.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s