Homenagem do 2º Dia do Vinil

O 2º Dia do Vinil será um evento especial. Ao invés de homenagearmos a um artista em específico, vamos fazer um tributo ao próprio vinil. Visto que 20 de abril (data do evento) é o Dia Nacional do Disco de Vinil, enfatizaremos a história (ascensão, queda e ressurreição) dos LPs e a MPB.

Os bolachões ganharam um dia só seu quando, em 20 de abril de 1969, um dos maiores compositores brasileiros de MPB veio a falecer. Estamos falando de Ataulfo Alves de Souza, uma figurinha pouca conhecida por nome hoje em dia, mas que escreveu versos dos 8 aos 59 anos de idade.

Ataulfo nasceu no interior de Minas Gerais, em 1909, ouvindo seu pai, que era violeiro, acordeonista e repentista. Humilde, foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, engraxate, marceneiro e lavrador. Aos 10 anos, quando perde seu pai, muda-se com a mãe para o centro da cidade, de onde sairia aos 18 para morar na capital do Rio. Aprendeu a tocar violão, cavaquinho e bandolim, e, coincidentemente ou não, aprendeu a conquistar: casou-se com Judite, que viria a lhe dar cinco filhos.

Um dos discos do compositor Ataulfo Alves

Com 20 anos iniciou sua carreira como compósito e logo tornou-se o diretor de harmonia de um bloco de carnaval do bairro. Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira, tendo como intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4.

Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade. Era chamado – no meio artistico – de “galizé”, provavelmente por ter estatura baixa.

2º DIA DO VINIL – Durante o evento destacaremos um pouco da história do disco de vinil, especialmente no Brasil, e, mais tarde, um pouco de Música Popular Brasileira para animar o ambiente.

Dica: Quem quiser conferir a segunda edição do Long Play de antemão, vá ao show do grupo Os Incríveis, no dia 16 de abril, no Clube dos Estados. Não perca!

Os Incríveis em Vilhena: não perca!

Os Incríveis em Vilhena: não perca!

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Homenagem do 2º Dia do Vinil

  1. josé pedro r.moura

    Fiquei muito satisfeito com a HOMENAGEM DO 2º DIA DO VINIL, tendo em vista , que muitos deixaram de apreciar os famosos e tradicionais LPs /”Bolachão”.
    Não só curto meus “bolachões”, como também tenho um acervo de aproximadamente 600 LPs nacionais e internacionais a saber: TODOS do Roberto Carlos; TODOS dos The Beatles; Altemar Dutra (inclusive o 1º LP; Julio Iglesias; Tim Maia; Gal Costa; Demônios da Garoa; Maria Bethânia; Chico Buarque; Agepê; Martinho da Vila; Taiguara; Agnaldo Timóteo; Trio Cristal; The Stylitics; Ray Connif; Johnny Cash; (Elvis Presley -40LPs), Ray Charles; Bee Gees, Johnny Rivers, Johnny Mathis, Pink Floyd; Dire Straits; Litle Richard’s; Stevie Wonder; Abba; The Carpenters; John Lennon; Paul Mc Cartney; Ringo Star ; Chyck Berry; Creedence Revival; Trio Los Panchos; Lutcho Gatica; Roberto Yanés; Carlos Gardel; Jorge Ben; (12 LPs de Samba Enredo do Rio de Janeiro; vários LPs de música Italianas, Francesa e Tangos enfim muitos de MPBs.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s