Resumo do 2º Dia do Vinil

Aconteceu, em Vilhena (Rondônia), na última quarta-feira 20, o 2º Dia do Vinil. Realizado no Espaço JK, o evento reuniu, a partir das 18h, apreciadores dos discos de vinil e da Música Popular Brasileira. Cerca de 60 pessoas estiveram no local ocupando todos os assentos do recinto, que disputou público com três shows (dois de sertanejo e outro de rock) ocorridos no mesmo horário e a menos de100 metros do Espaço JK. O dia escolhido, 20 de abril, remeteu ao Dia Nacional do Disco de Vinil, instituído por ocasião da morte do compositor e sambista Ataulfo Alves

========

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS

========

DISCOTECA POPULAR – Os toca discos também foram assediados nesta segunda edição do Dia do Vinil. Com um público mais variado desta vez, crianças, adolescentes, adultos e outros com a juventude mais prolongada, a Discoteca Popular desempenhou seu papel: divulgar os discos de vinil e fazê-los rodar.

Uma decoração especial foi organizada com potes feitos de vinil derretidos e iluminação interessante. Um tapete com uma guitarra também garantiu conforto aos que desejaram pesquisar o acervo de LPs do Dia do Vinil.

Juliane Barroso, que também cantou no 2º Dia do Vinil, descobrindo discos na Discoteca Popular

PROSA MUSICAL – A novidade na estante de livros e revistas do Dia do Vinil eram as Rolling Stones e Billboards adquiridas e assinadas pelo evento. Exemplares da primeira e da segunda edição do Long Play também estavam disponíveis.

LONG PLAY – Fizemos, desta vez, mil exemplares do Long Play, o jornal dos discófilos. Todos curtiram as matérias do único periódico exclusivamente sobre música e discos de vinil do Estado. A entrevista com o grupo “Os Incríveis” e a matéria de capa sobre o Dia Nacional do Disco de Vinil chamaram a atenção. Uma análise sobre as mulheres na MPB recente e a biografia do compositor de MPB Ataulfo Alves também se destacaram.

Segunda edição do Long Play

JULIANE BARROSO & RAFAEL – Os músicos da noite encantaram o público, tanto pela habilidade de Rafael com as cordas do violão, quanto pela habilidade de Juliane com as cordas da garganta. A Música Popular Brasileira que os dois produziram foi de qualidade surpreendente, iluminando a noite a partir das 21h.

O auge foi a música “Como nossos pais”, de Elis Regina, que todos cantaram em coro e animados. Corajosa, Juliane interpretou músicas de Maria Gadú e soltou a voz em graves poderosos, bem como em agudos vibrantes.

ÁTILA IBÁÑEZ E OUTROS – O acadêmico da Academia Vilhenense de Letras e músico de longa data, Átila Ibáñez também agitou o fim da noite com seu violão e repertório cheio. Entre músicas no idioma espanhol e pérolas da MPB, inclusive composições de Ataulfo Alves, o musicista alegrou uma roda de apaixonados pela boa música que se formou após as 23h30.

Além dele, o jornalista Sandro e o cantor Thalys Guarneri (da banda The Blank) deram o ar da graça no palco, fazendo o público que ainda insistia em ficar pedir bis.

========

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS

========

 TELÃO – Vídeos de Tiê, Maria Rita, Ataulfo Alves, Maria Gadú e outros astros da MPB figuraram no telão. Todos curtiram o som ambiente e assistiram os clipes no telão enquanto esperavam a apresentação de Juliane.

O telão exibiu clipes e músicas enquanto todo mundo curtia os discos

APOIO – O 2º Dia do Vinil não teria acontecido sem muitos parceiros fundamentais. Vamos citar todos aqui, pois o sucesso do evento dependeu de cada um: Lucinei Coelho (faixa, banners, adesivos, decoração, discos e toca-disco), João Paulo das Virgens (discos, protetores para vinis e toca-discos), Rogério Schmitt (discos), Cledemar Jeferson (decoração, banners, limpeza, organização, telão e apoio), Roberto Pires (Long Play e obtenção de parcerias), João Regert (Espaço JK, decoração, organização, divulgação, apoio técnico de som, limpeza e tudo o mais), Gentil Simplício (transporte de todos os materiais), Enéas Santos (diagramação do Long Play). Também às instituições que acreditaram na iniciativa, nossos agradecimentos: Academia Vilhenense de Letras, ONG Beija Flor, Ponto de Cultura, Trocando Discos, Sempre Vinil, Catodi, Gota d’Água, gráfica Graphite, Vilhena Tintas, Capra Joalheiros, Soraya Musical, Biocal – Produtos para saúde, Espaço JK e Prefeitura Municipal de Vilhena.

Resumindo: o 2º Dia do Vinil foi ótimo. Mais introspectivo e calmo do que a primeira edição. Nesta tivemos cerca de 60 pessoas visitando o local, enquanto na primeira passaram de 100. Ainda assim, a organização recebeu muitos elogios e pedidos para a próxima edição, a ser realizada em junho.

Sugestões para a homenagem do próximo Dia do Vinil podem ser enviadas para o e-mail diadovinil@hotmail.com. Sugira tudo o que quiser, afinal o Dia do Vinil é para você.

========

 CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS

========

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s