Resumo 3º Dia do Vinil

No sábado 25 de junho aconteceu o 3º Dia do Vinil, em homenagem ao ícone pop Michael Jackson. Realizado, como sempre, no Espaço JK, o evento reuniu cerca de 60 amantes da música e dos discos para um ambiente descontraído e musicalmente rico. A partir das 18h, crianças, jovens e adultos se reuniram no local para relembrarem o tempo dos bolachões e ler a terceira edição do Long Play.

Leia abaixo um resumo do que aconteceu em cada seção do evento.

LONG PLAY– A terceira edição do Long Play, o jornal dos discófilos, bateu recordes de tiragem e aceitação. Foram impressos 1.500 exemplares a serem distribuídos em RO, MT, PR, CE, SP, RJ, MG e ES. O desenho da capa, feito pelo ilustrador Cleidson Freitas, chamou a atenção de todos. Centenas de edições foram distribuídas no evento, nos pontos comerciais, nas universidades e bancas de revista.

Uma parceria com o jornalista e discófilo carioca Fernando Amaral garante que o Long Play, a partir de agora, passe a ser distribuído na Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro. Casa da única fábrica de vinis da América Latina, da maior feira de LPs do país e de importantes lojas de discos, o RJ passará a ser um canal importante de distribuição do Long Play.

Parcerias com os sites Sempre Vinil e Tenho Mais Discos Que Amigos garantem também maior alcance do jornal no país.

Novidade – Recebemos vários e-mails e pedidos de exemplares impressos do Long Play, de forma que achamos interessante criar assinaturas do Long Play, para que você possa receber o jornal na comodidade da sua casa, assim que este for lançado.

Basta enviar um e-mail com seu endereço para diadovinil@hotmail.com e sempre mandaremos as edições impressas para você. O custo cobrado pelo serviço é simbólico, usado apenas para pagar os serviços postais, já que o jornal é de distribuição gratuita. Assim, não esqueça de colocar seu CEP, para que possamos calcular o valor do frete (para moradores de Vilhena (RO) o frete é grátis).

A primeira edição já está esgotada, mas ainda temos exemplares da segunda edição que podem ser solicitados.

Apoio – O Long Play não seria possível sem o auxílio de nossos apoiadores essenciais: Academia Vilhenense de Letras, Vocal Contabilidade, Papelaria Criativa, Biocal – produtos para Saúde, Cursos Professor Vanks, Ótica Menina dos Olhos e Soraya Musical.

Destaques da 3ª edição:

– Novo correspondente do RJ, Fernando Amaral

– Nova seção “Vinil, tecnicamente falando”, com Joaquim Martins Cutrim

– Ilustrações (capa e págs. 6 e 7) feitas sob encomenda pelo artista Cleidson Freitas

E mais:

– Entrevista com a banda paulista “Garotas Suecas”

– Matéria especial de capa: Michael Jackson (tutorial do moonwalk e foto-montagem das mudanças físicas do Rei do Pop)

– A história da primeira loja de vinis brasileira a importar discos

– Novo single do Coldplay

– Rafael Cortez e o violão clássico

– Indicações de sites, lançamentos de LPs, dicas e muito mais

PROSA MUSICAL – A estante da Prosa Musical foi colocada em local estratégico desta vez e recebeu iluminação diferenciada. Todos puderam ler Rolling Stones, Billboards e outras publicações relacionadas à música em geral e aos discos de vinil sentados confortavelmente nos sofás do Espaço JK.

DISCOTECA POPULAR – Vários amantes ou descobridores dos vinis passaram os olhos e as mãos pelo acervo da Discoteca Popular. Os mais de 500 álbuns de vinil do evento serviram bem jovens e adultos, que procuraram nas ranhuras dos LPs resgatar o amor por bandas como Led Zepellin, Mamonas Assassinas e The Strokes.

Discos do homenageado da noite, Michael Jackson também ficaram em destaque e foram reproduzidos tanto no som ambiente em um toca-disco Gradiente TT-500, como nos aparelhos da Discoteca Popular.

O membro da Academia Vilhenense de Letras, Valmir Flor, trouxe algumas preciosidades de seu acervo para compartilhar com os presentes. Em conversas animadas com o também acadêmico Samuel Mastersson, os dois recordaram os tempos idos dos LPs e da música popular brasileira. Valmir também contou como gastou seu primeiro salário de rapaz fortalezense trabalhador em discos de vinil (história essa que ainda vamos contar aqui no blog).

Destaque para o novo disco do The Strokes, “Angles”, que rodou algumas várias vezes no Gradiente TT-500, até às 4 da manhã, enquanto alguns ainda conversavam e se admiravam da qualidade e profundidade do som do LP.

MÚSICA – A partir das 22h, a dupla de exímios instrumentistas Rafael Pontes (violão e baixo) e Tércio (violino) interpretou músicas de Michael Jackson com sentimento, impressionando os presentes. Rafael, é filho do maestro principal da Orquestra Filarmônica de Vilhena e Tércio, também membro da orquestra, é professor de violino. Os toques graves e rápidos do baixo contrastaram belamente com o vai e vem estridente do arco do violinista. Um prato cheio para quem aprecia a mistura surpreendentemente bela do clássico com o pop.

Leia uma entrevista exclusiva cedida pela orquestra vilhenense ao Dia do Vinil clicando aqui. 

Cerca de 20 minutos depois, a cantora e estilista Juliane Barroso se juntou à dupla para cantar Ill Be There e, também, derramar sobre o público seu inconfundível timbre grave e doce na forma de uma MPB interpretativa e relaxante.

FOTOS – Postaremos todas as fotos na semana que vem. Você não perde por esperar.

TELÃO – Clipes personalizados de Michael Jackson foram exibidos com legendas e informações adicionais. A montagem, feita pelo analista de sistemas Filêmon Santos, prendeu a atenção de todos que viajaram no tempo revendo os sete melhores vídeos do astro pop.

Além disso, gravações do ambiente do Dia do Vinil, gravadas pela F7 Produções, foram reproduzidas no telão.

VINYL STORE – Inauguramos a Vinyl Store também, leia mais sobre clicando aqui.

SORTEIOS – O livro “Para entender Michael Jackson”, cedido pela Livraria Café & Letras, e o CD “Thriller”, doado pela Discolândia Presentes, foram sorteados no evento. Em breve, confira as fotos dos ganhadores com seus prêmios e mais detalhes sobre as promoções do Dia do Vinil.

SUGESTÕES – Recebemos várias sugestões e aprendemos um pouco sobre os participantes do Dia do Vinil com os cupons que foram distribuídos. Em breve postaremos curiosidades sobre os participantes e sugestões que recebemos (e já acatamos). Fique atento.

APOIO – O 3º Dia do Vinil não teria acontecido sem muitos parceiros fundamentais. Vamos citar todos aqui, pois o sucesso do evento dependeu de cada um: João Paulo das Virgens (discos, protetores para vinis e toca-discos), Rogério Schmitt (discos), Cledemar Jeferson (decoração, banners, limpeza, organização, telão e apoio), Joaquim Martins Cutrim (artigo no Long Play), Fernando Amaral (artigo no Long Play), João Regert Nettü (Espaço JK, decoração, organização, divulgação, apoio técnico de som, limpeza e tudo o mais), Enéas Santos (diagramação do Long Play), Filêmon Santos (vídeos, decoração e organização) e Erick Weil (divulgação, organização e decoração). Também às instituições que acreditaram na iniciativa, nossos agradecimentos: Livraria Café & Letras, Discolândia Presentes, Academia Vilhenense de Letras, ONG Beija Flor, Ponto de Cultura, Trocando Discos, Sempre Vinil, Catodi, Gota d’Água, gráfica Graphite, Soraya Musical, Biocal – Produtos para saúde, Cursos do Professor Vanks, Livraria e Papelaria Criativa, Ótica Menina dos Olhos, Espaço JK e Prefeitura Municipal de Vilhena.

PRÓXIMO EVENTO – A próxima edição acontecerá no dia 30 de julho, também no Espaço JK, a partir das 16h. O homenageado, assim como boa parte dos cupons sugeriram, será Tim Maia (clique aqui para ler a biografia do cantor e aqui para ouvir uma playlist de seus maiores sucessos). Já estamos entrando em contato com os músicos da cidade para que o som de qualidade esteja garantido. Aqui a animação não para!

Resumindo: O terceiro Dia do Vinil foi, novamente, um sucesso para os amantes dos discos de vinil e da boa música. Esperamos ter melhorado um pouco a qualidade do evento para todos. Sugestões para o próximo Dia do Vinil podem ser enviadas para o e-mail diadovinil@hotmail.com. Sugira tudo o que quiser, afinal o Dia do Vinil é para você.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Comente aqui